Por que a amamentação é tão importante?

A Aliança pela Infância acredita no aleitamento materno como fonte de vínculo, nutrição e desenvolvimento da criança. Assim, a Campanha Nacional da Amamentação faz parte das nossas campanhas anuais. Ela será realizada entre os dias 01 e 07 de agosto, seguindo o calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O aleitamento materno tem diversos benefícios, não só para os bebês, mas também para as mães. A amamentação satisfaz tanto as necessidades físicas quanto as emocionais do lactente, fortalecendo os laços entre mãe e filho. Ele proporciona nutrição de alta qualidade para a criança, contendo anticorpos que ajudam a proteger o bebê contra muitas doenças infantis. Assim, ele reduz a mortalidade infantil e a incidência de doenças infecciosas. Além disso, o aleitamento contribui para a saúde da mulher, reduzindo riscos de certos tipos de câncer e de anemia, quando bem adotado, ele ainda proporciona satisfação às mães.

Pesquisas recentes mostram que todos esses benefícios aumentam com a exclusividade do aleitamento durante os 6 primeiros meses de vida do bebê . O aleitamento materno, entretanto, pode ser um processo dolorido para a mãe. Muitos problemas fazem parte do cenário que pode dificultar o exercício desta prática.O mercado de trabalho muitas vezes não respeita a conquista legal das mães terem duas horas a menos na carga horária de trabalho. Alguns centros de saúde não têm subsídios técnicos e humanizados, não dispondo de informações e ações adequadas para promover esta prática. Por fim, vivemos ainda a incidência de propaganda e promoção inadequada de produtos alimentícios artificiais.

Hoje são criados produtos artificiais parecidos com o leite materno, usados para substituí-lo em casos específicos, como quando alguns bebês nascem com alergias ao leite materno e/ou refluxos específicos e constantes.  É preciso lembrar que, muitas vezes, os “substitutos” não seguem as normas indicadas pelo Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno (clique aqui para acessá-lo), criado em 1981, pelas OMS e Unicef.

Anúncios

0 Responses to “Por que a amamentação é tão importante?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: