Conheça a Aliança pela Infância

A Aliança pela Infância é uma rede social fundada em 1997, na Inglaterra, pelo educador Christopher Clouder, que hoje ocupa uma cadeira no Conselho pela Infância na Comunidade Européia e tem atuação permanente na disseminação dos temas relacionados à infância e, mais recentemente, na abordagem das questões do impacto da exposição das crianças à programação televisiva. Esses princípios pela defesa dos interesses das crianças norteiam as atividades da rede social presente em 20 países.

No Brasil, a Aliança foi fundada em 2001 por duas pedagogas, referências no trabalho dirigido à criança e à educação: Ute Craemer, fundadora da Associação Comunitária Monte Azul, conhecida pela disseminação da pedagogia Waldorf  entre as comunidades de baixa renda; e Adriana Friedman, especializada no brincar e coordenadora  do NEPSID – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento e autora de vários livros sobre a infância.

A Aliança pela Infância no País possui 11 núcleos: São Paulo, Aracajú, Botucatu, Holambra, Campinas, Florianópolis, Salvador, Campo Grande, Nova Friburgo, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Em 2009, a rede registrou o atendimento, por meio de seus programas e projetos, de cerca de 6,5 mil crianças, de 0 a 12 anos.

Com o compromisso de promover ações efetivas na construção de uma infância digna, a Aliança no Brasil elaborou estratégias focadas na preocupação de conscientizar pais e profissionais, por meio dos seus sete pilares: comunicação, publicações, formação, pesquisa, mobilização, políticas públicas, consultoria e assessoria. Os temas abordados são: artes; educação; saúde e nutrição; cultura de paz; brincar; espaços públicos; consumo; mídia e tecnologia; cidadania e meio ambiente.

Ute Craemer e Adriana Friedmann, fundadoras da Aliança pela Infância

0 Respostas to “Conheça a Aliança pela Infância”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário